terça-feira, 12 de abril de 2011

A minha casa

Depois que saí de Yanonge, a minha antiga missão, para ir de férias, andei errante e “sem casa”. De facto durante estes meses habitei dezenas de casas, mas nenhuma era minha. Agora sim, cheguei e vivo na “minha casa”.
Com é a minha casa?
Antes de mais não é minha, nem dos Combonianos. Na verdade, é uma casa emprestada, ou se quisermos dada por algum tempo.
Este local, igreja, as construções, incluindo s e a casa onde vivemos, formam a Missão, pertence à diocese, à igreja local e é administrada pelo bispo diocesano.
Assim que o que “a minha casa” não me pertence.
Pois bem, conheçamos a casa. Esta é uma construção dos princípios dos anos cinquenta. Tem uma dezena de divisões. Quartos, salas, incluindo cozinha, refeitório, armazém e garagem para as motos e, naturalmente, uma capela.
Quando cá cheguei encontrei preparado um quarto exactamente no meio do edifício. Portanto na minha casa tenho o meu quarto, o meu cantinho.
Entremos e vejamos! É um quarto espaçoso de quatro por quatro metros. Como mobília há um armário e duas estantes que dividem o quarto em dois espaços distintos. O maior serve de escritório e o resto, um espaço muito pequeno, cerca de um metro e meio por quatro é o “quarto de dormir”.
 Os primeiros dias foram para organizar o quarto, arranjar uma outra pequena estante, arrumar as coisas. Enfim, foi um trabalho de personalizar um espaço anónimo até o tornar no “meu quarto” onde tenho “as minhas coisas” com uma certa ordem e organizadas à minha maneira.
Grande parte do meu tempo, quando não viajo para visitar os cristãos, é passado aqui neste quarto que serve para acolher as pessoas, fazer pequenas reuniões, programar as visitas às capelas, preparar homílias, catequeses, conferências. É também o lugar para repousar, rezar, ler e, evidentemente, para manter o contacto com os amigos. É aqui que estou a escrever este artigo para a “Missão não Congo”.
Esta é a minha casa e o meu quarto, mas não é o meu mundo. 
O meu mundo é muito mais vasto!

Maboma, Dezembro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário