quinta-feira, 8 de setembro de 2022

                                    Um quarto vazio

Durante muitos anos, trabalhei na África (Congo), um dos países mais pobres e problemáticos do mundo.

Agora, por algum tempo, a minha Missão é em Portugal, na periferia pobre de Lisboa.

A vida do missionário é um constante caminhar por ambientes longínquos e pobres, sem nunca parar. Ele não escolhe o rumo nem recusa uma proposta de missão.

Nós, missionários, só temos a liberdade de aceitar, com alegria e disponibilidade, a Missão que se segue. Desta vez, a minha liberdade, feita de obediência e vontade de servir, levou-me a uma outra terra e outra missão num ambiente completamente diferente da África.

 A minha atual Missão chama-se Camarate e Apelação. São duas paróquias na periferia de Lisboa. Aqui há de tudo: zonas onde vive gente mais ou menos rica e, outras, onde estão “arrumados” os muito pobres. Infelizmente, estas situações de miséria e marginalização são normais na periferia de Lisboa, uma grande capital do mundo Ocidental farto de tudo e pobre do essencial.

Os meus três colegas da nova missão acolheram-me de braços abertos e apresentam-me, como morada, um quarto completamente vazio – é a minha nova morada, no terceiro andar de um prédio ainda em boas condições.

Na verdade, o quarto pequeno e iluminado, tem o essencial: uma cama confortável para descansar e recuperar energias necessárias para o trabalho que me espera. Uma mesa, limpa e livre de tudo que, aos poucos, se encherá de papeis, notas e muitos afazeres. Um grande armário, embutido na parede que, aos poucos, vai encher-se de tudo, mesmo do supérfluo!

Ainda estou no princípio da minha presença nesta nova terra. Por agora, faço como todos os missionários quando chegam a um novo local - observar, escutar e aprender. Sim, tenho muito que aprender; em 25 anos fora do meu país e da minha cultura, muitas coisas mudaram na sociedade e na vida das pessoas.

Já comecei a escrever algumas coisas na minha agenda, até agora vazia. Vou acrescentando números no meu novo telefone e junto novas direções na lista de e-mails.

Aproveito todos os momentos para conhecer as” minhas ovelhas”. É o momento de encher o meu dia com novas ocupações e o coração com novas amizades.

Em breve, o meu quarto como a minha vida estarão cheios.  O quarto de coisas importantes e muitas coisas inúteis das quais me libertarei quando for enviado para outra missão. A minha vida encher-se-á de pessoas com histórias únicas, preocupações, urgências e amizades que alargarão o meu coração e enriquecerão a minha vida.

O missionário está sempre em Missão. E toda a Missão enche completamente a vida do missionário.

Um abraço amigo para todos.

P. Fidelino

Camarate (Lisboa) Outubro de 2016


Nenhum comentário:

Postar um comentário