quinta-feira, 8 de setembro de 2022

 

O Homem completo

Bom Natal 2018!

 

 Na escola aprendi uma definição de Homem que dizia: “o homem é formado de cabeça, tronco e membros.” Recordo o orgulho com repetíamos aquela definição, era sinal da nossa grande inteligência e cultura!

A verdade é que sempre achei aquela definição muito reduzida e muito pouco adaptada à nossa realidade de crianças cheias de vida.  Nas minhas reflexões infantis, aquela definição reduzia a pessoa humana a um boneco – cabeça – tronco – membros. Faltavam outros dimensões importantes que faziam parte da nossa vida de crianças. A alegria das nossas brincadeiras, a angustia antes das “provas” (exames), os choros das crianças castigadas pela professora.

Hoje, passados muitas anos, continuo à procura de uma boa definição de Homem. Quem é o Homem?

Nesta época de Natal e Ano Novo, basta olhar à nossa volta para encontrar várias definições do Homem. Para uns o Homem é um consumidor compulsivo, para outros, um apreciador de boa comida e bebida. Uma definição actualizada e culta é dizer que o Homem é alguém que procura a felicidade e a auto-realização. Se subirmos um pouco mais, chegamos a definir o Homem como alguém que é generoso, que dá alguma coisa, pensa nos outros, ajuda uma boa causa, preocupa-se com os pobres os imigrantes e os refugiados.

São todas definições verdadeiras, mas parciais e incompletas; continuamos ainda a nível da escola primaria – é bonito repeti-las, mas são estreitas e limitadas, não abrangem tudo aquilo que é a realidade humana.

Para descobrir quem é o Homem temos que ir mais além, olhar mais alto, descer à interioridade, aceitar uma grandeza que supera o próprio homem.  O verdadeiro Homem é um ser imaterial, espiritual, sobrenatural e divino.

Em Belém encontramos o Homem completo e verdadeiro – é filho de Maria e Filho de Deus, é terreno e participa da natureza divina; vive na terra, mas pertence ao Céu.

Jesus é a chave obrigatória para ler, definir e compreender o mistério do Homem.

Todas a definições do Homem que esqueçam Belém são parciais e incompletas, desactualizadas e caducas, falseadas e enganosas.

Qual é o Homem que vai celebrar este Natal?

Vais celebrá-lo parcial ou completamente?

Desejo-te um santo Natal, cheio e autêntico e um Ano Novo feliz e completo!

Um grande abraço amigo. 

Roma, Natal de 2018

P. Fidelino

Nenhum comentário:

Postar um comentário