sexta-feira, 21 de outubro de 2022

 

O Natal do Irmão Rinaldo

 Bom Natal 2020!

1. Uma família de missionários

 

O Irmão Rinaldo (não Ronaldo!), meu colega de comunidade,  é um missionário de 88 anos, 64  dos quais passados em África. Ele vem de uma humilde de agricultores com oito filhos.

Quando o seu pai era jovem, o Pároco disse-lhe, “Acho que darias um bom sacerdote”. Resposta pronta do jovem – “Prefiro casar e mandar os filhos para o seminário!” Assim foi, de oito filhos, seis são mis-sionários, duas irmãs, três sacerdotes e o Irmão Rinaldo, todos eles missionários na África e Américas.

O Irmão Rinaldo é um santo homem, alegre, bem disposto e um exímio contador de histórias e anedotas. Para a sua idade, ainda é forte, goza de boa saúde e safa-se com dois comprimidos diários.

O jovem Rinaldo trabalhou duro para pagar os estudos dos irmãos. Com a sua namorada pensavam formar família. Quando ele disse à namorada que ia ser missionário, ela ficou feliz, pois essa era também a sua vocação! Hoje são os dois missionários, um na Africa, outro nas Américas!

Quando ele foi ao convento visitar a sua irmã e dar-lhe a notícia que ele seria missionário, a superiora da casa, alertou-o para as dificuldades da vida religiosa, da necessidade de deixar tudo. O Rinaldo disse: “Espero que ao menos me deixem visitar a minha namorada!” A Irmã ficou furiosa e concluiu que ele não tinha vocação. Foi preciso a própria irmã intervir e dizer que o seu irmão estava a brincar.

Como missionário ele fez de tudo um, mas a sua especialidade é a construção. Construiu igrejas, capelas, hospitais e centros de saúde; também casas para missionários e tudo o que foi necessário.

 2. Um Natal diferente

Acerca deste Natal 2020, eis as suas palavras:

“Este ano celebramos o Natal com a pandemia que já levou duas dezenas de colegas missionários.

A dizer a verdade, eu senti ciúme deles; já chegaram ao destino e eu ainda ando por aqui! Não tenho pressa, mas o meu desejo profundo é reunir-me com as pessoas muito queridas e, sobretudo contemplar eternamente o rosto daquele Jesus que nasceu em Belém.

O que mais me entristece é ver como  o medo que tomou conta da humanidade. Nesta situação, a pessoa mais querida pode ser portadora de morte. A minha proximidade é uma sombra ameaçadora.

No entanto, esta pandemia trouxe uma oportunidade única de celebrar o Natal na sua simplicidade e verdade original. Os pastores de Belém, os primeiros a viver o Natal, encontraram Maria e José e o Menino Jesus. Eles também foram confinados e celebraram o nascimento do Emanuel no local mais simples e isolado que se pode imaginar. Além disso, este tempo de incertezas é mais oportuno para acolher o Salvador e implorar a sua intervenção para uma situação que escapa ao nosso controlo.

A verdade é que o COVID-19 libertou-nos de  muitas coisas que desvirtuavam o espírito do Natal – azáfama, banquetes exagerados que arruínam a saúde, despesas inúteis, etc.

Uma lei exceptional, obriga-nos a ficar em casa, celebrar o Natal intimidade da família nuclear e impede-nos de esbanjar o 13º mês em despesas exorbitantes e fora de horas.

O Irmão conclui: “Há vida para além do COVID-19 !

Este Natal é um convite a recomeçar uma vida nova reforçando os laços familiares e centrando-se à volta do presépio, junto com Maria e José e os pastores.

Um abraço amigo e os melhore votos de Bom Natal e Feliz Ano Novo 2021!

Uganda, Natal 2020,                  

Fidelino  


Nenhum comentário:

Postar um comentário