sexta-feira, 21 de outubro de 2022

 

Parabéns querida mãe!

Com três letrinhas apenas...

Com três letrinha apenas se escreve a palavra mãe… ou três palavras apenas para descrever uma mãe.

 1. Deus está em toda a parte

Em criança, custou-me a aprender as orações, que a mãe ensinava com paciência infinita, mas gostei imenso da definição de Deus, aprendida com gosto - “Deus é o nosso Pai do Céu, está em toda a parte e cuida de nós.”

Ainda hoje medito na profundidade desta grande revelação: Pai do Céu, amoroso e Todo poderoso, está em toda a parte e pensa e cuida de nós. Não há pessoa rejeitada por Deus e não há lugar sem a presença amorosa de Deus! Deus não julga, não castiga, mas está ocupado e preocupado a cuidar e tratar de cada um de nós!

Este foi, sem dúvida, o lema da mãe ao longo de 83 anos de vida. Estas palavras foram vividas, experimentadas, verificadas em cada instante da vida. É impossível compreender esta longa vida sem a presença real, certa e constante de um Deus que é Pai, que nos acompanha em toda a parte e pensa carinhosamente em nós.  Deus esteve sempre presente na vida da mãe; ao longo das Primaveras perfumadas e floridas, nos Verões felizes e luminosos, nos Outonos chuvosos e sombrios e, especialmente, nos Invernos longos, frios e escuros.

Tão certo como o ar que respiramos foi a presença permanente de Deus que escreveu direito, às vezes, por linhas tortas e estranhas, o que, no fim, será o livro ou romance da vida. A mãe sabe que tudo o que é bom vem de Deus, e não há nada que Deus não possa remediar. Deus está no início de cada dia com a sua força amorosa, guia-nos e abençoa durante as atividades quotidianas e vela e protege durante o descanso noturno. Durante esta longa vida, não houve um dia sem a reza do terço, nem domingo sem missa, nem festa sem confissão; nunca houve um só momento sem a certeza absoluta da presença real de Deus que é Pai, está em toda a parte e cuida de nós.

A vida simples com Deus é uma obra de arte, a vida grande sem Deus, no fim, é um punhado de terra!

 2. As surpresas da vida

Há uma curiosidade doentia para penetrar os segredos da vida e prever o amanhã. Os mais ousados gastam fortunas para adivinhar o futuro e não recebem mais que respostas inúteis e enganosas.

A mãe sempre soube que o futuro a Deus pertence. Por isso, a melhor atitude é estar aberto às surpresas da vida que é governada por Deus. O lema da mãe foi – “Pés firmes no presente e deixar-se surpreender pela vida”.

De facto, a história da mãe foi, e continua a ser, uma caixa de surpresas, cheia de novidades e imprevistos, mais rica e fértil que a própria imaginação.

A mãe deixou-se surpreender, desde aquele “SIM”, dado à pressa, que mudou para sempre a sua vida e trouxe à existência uma nova geração.  Aceitou comovida os filhos que chegavam ao ritmo da natureza, com a certeza que ‘o que Deus dá, Deus ajuda a criar.’ O espanto de uma grande colheita, a maravilha de uma visita inesperada que alegrava a vida. O fascínio do revelar-se do futuro dos filhos, onde cada um foi seguindo o seu rumo e a sua vida.

A mãe aceitou com emoção e grande surpresa a chegada alegre das noras e dos genros que trouxeram mais netinhos, mais novidades e enormes alegrias e surpresas sem fim.

O segredo destes anos foi viver o dia-a-dia, sem querer antecipar o futuro, certos que Deus nos surpreenderá com novos desafios, novas oportunidades que tornam a vida uma empolgante aventura.

 3. Obrigada

Agradecer é sinal de maturidade de quem sabe de onde veio e para onde vai. Viemos do nada acolhidos por mãos carinhosas e continuamos (não acabamos) nos braços amorosos de Deus. A palavra mais repetida, ao longos destes anos, foi, sem dúvida: ‘Obrigada!’ “Ah, muito obrigada!” Estas podiam ser as palavras da mãe, neste 20 abril 2020.

“Obrigada, antes de mais, a Deus pela vida e pela minha história, pela grande família, especialmente marido, cunhados\as, filhos, filhas, noras e genros, pelos netos e netas que são as flores do meu presente. Obrigada pela minha longa vida cheia de aventuras emocionantes e surpresas maravilhosas e qualquer desventura dolorosa.

Obrigada pelo passado, tudo o que veio da mão de Deus como dom, alegria e consolação e, também, o que veio como prova e sofrimento e me fez crescer e aumentou o meu amor a Deus e aos outros. Obrigada pelo presente, uma grande Primavera, onde colho com abundância o que semeei com muito suor – o amor sem limites dos meus queridos filhos, enriquecido pelas suas famílias, especialmente os meus amadíssimos netinhos.

Mas sobretudo, obrigada, meu Deus, pela promessa de um Futuro cheio de Luz, Felicidade e Vida sem fim!”

De longe vai o meu abraço agradecido e votos das melhores felicidades - Parabéns querida mãe!

Fidelino

Uganda 20 de abril de 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário